segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

A IMPORTÂNCIA DOS SATÉLITES ARTIFICIAIS



Para escrever esse meu primeiro artigo, fui influenciada por meio de um filme chamado Cowboys do Espaço (Space Cowboys). Dirigido por Clint Eastwood, o filme fala sobre um piloto da Força Aérea Americana, já aposentado, que trabalhou na NASA há um certo tempo e que é chamado novamente para ajudar a consertar um satélite no espaço. Mas ele vai com uma condição: levar mais três amigos juntos, que foram companheiros de profissão, para que ele possa aproveitar essa situação resolvendo certas intrigas que aconteceram no passado entre eles.



Mas, afinal, tirando o sentimentalismo o que é importante neste filme? Os satélites artificiais. Até então eu não dava a menor importância para isso. E na verdade sem eles não estaríamos nem lendo artigos na web, como este.
Primeiramente, devemos saber a diferença entre satélites naturais e satélites artificiais. Os satélites naturais são astros iluminados que giram ao redor da maioria dos planetas, como por exemplo a Lua em torno da Terra. Já os satélites artificiais são objetos construídos e lançados no espaço para auxiliar na realização da comunicação, previsão do tempo (satélite meteorológico), auxílio para navios e aviões na orientação de suas  posições (satélite de navegação) e pesquisa e captura de imagens da superfície terrestre (satélite de reconhecimento).
Agora pegaremos a televisão como um exemplo. Como acontece o seu funcionamento por meio do satélite artificial? As ondas eletromagnéticas são geradas numa estação chamada geradora, que é lançada para a órbita da Terra e retransmitida o seu sinal para uma segunda estação na Terra, chamada receptora. Observem o esquema abaixo:


Quando eu expliquei sobre a importância dos satélites para os meus alunos do quarto ano do Ensino Fundamental, percebi que eles ficaram entusiasmados e admirados. É difícil para uma criança de 8 ou 9 anos entender sobre este assunto? Com a ajuda de imagens e objetos não. A criança já está inserida num mundo de transformações cintíficas e tecnológicas e nada mais comum ela ter curiosidades sobre o que está a sua volta.
E para finalizar deixo um trecho deste excelente filme.







3 comentários: