Que pena, mas ontem, dia 9 de março, o ônibus espacial Discovery deu adeus ao espaço. No Centro Espacial Kennedy, localizado no Estado americano da Flórida, ele fez a sua última aterrissagem. Esse dia entrará para a história como o fim de uma longa jornada de 39 missões que realizaram órbitas em vários satélites, levou para o espaço o telescópio Hubble e a construção da Estação Espacial Internacional.
Manter um ônibus espacial não é barato. O seu valor é de 1,7 bilhões de dólares! Por essa razão a NASA voltará a usar foguetes com seus astronautas como antigamente. É a melhor maneira que os americanos encontraram para se manterem com as missões espaciais. E ainda terão que depender de empresas particulares dos Estados Unidos e da Europa porque o orçamento gasto na exploração espacial está perdendo espaço no governo do presidente Barack Obama.
Por um lado é difícil de acreditar que os EUA estão encerrando seu programa de ônibus espaciais iniciados há 30 anos, mas por outro lado isso dará a garantia de que a NASA poderá começar a trabalhar na nova nave que viajará para a Lua, asteróides e outros destinos do Universo. E o que nos resta, se um dia eu conseguir, é admirar o ônibus espacial Discovery no Museu Nacional Smithsonian do Ar e Espaço.